DISTÚRBIOS HEMODINÂMICOS.
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM
AMANDA MOBILON
PATOLOGIA II
JAHU
2014
DISTÚRBIOS HEMODINÂMICOS.
DESCREVER OS DISTÚRBIOS HEMODINÂMICOS QUE OCORREM: EDEMA, HEMORRAGIA, TROMBO, EMBOLIA, INFARTO, E CHOQUE.
EDEMA: O termo edema é correspondente ao acúmulo anormal de líquido nos espaços intersticiais ou nas cavidades.
Quando o líquido se acumula em todo o corpo, caracteriza-se o edema generalizado. Quando ocorre em locais determinados o edema é localizado, como por exemplo, o edema nas pernas de pessoas com varizes.
Existem três tipos de edema: o edema comum, o linfedema e o mixedema.
Edema Comum
É composto de água e sal, quase sempre é generalizado.
O linfedemaÉ o edema cuja formação deve-se ao acúmulo de linfa. Ele ocorre nos casos em que os canais linfáticos estão obstruídos ou foram destruídos, como nas retiradas de gânglios na cirurgia de câncer do seio. O esvaziamento ganglionar facilita o surgimento do edema no braço. Outro exemplo de linfedema é a elefantíase, que se acompanha de grande deformação dos membros inferiores.
O mixedemaÉ outro tipo de edema de características especiais por ser duro e com aspecto da pele opaca, ocorrendo nos casos de hipotireoidismo. No mixedema, além da água e sais, há acúmulo de proteínas especiais produzidas no hipotireoidismo.
O edema se apresenta sob duas formas: localizado e generalizado. O linfedema e o mixedema são localizados. O edema comum pode se apresentar sob as duas formas. Quando generalizado, espalha-se por todo o corpo, principalmente membros, face e mãos. O edema generalizado pode ocorrer dentro do abdômen (ascite) e dentro do pulmão (edema pulmonar ou derrame pleural).
HEMORRAGIA
Indica em geral, extravasamento de sangue devido à ruptura do vaso. O sangramento capilar pode ocorrer sob condições de congestão crônica e uma tendência aumentada à hemorragia de lesão geralmente insignificante é vista numa grande variedade de disfunções clínicas denominadas diáteses