Doenças Coronarianas
Angina Pectoris
A angina do peito ou angina pectoris, é uma dor ou desconforto transitório localizado na região anterior do tórax, sentido como uma sensação de pressão, aperto ou queimação. A angina do peito poderá ser chamada de estável, instável ou variante.
Angina Estável
É aquela que apresenta sempre as mesmas características, ou seja, seu fator desencadeante, intensidade e a sua duração, costumam ser sempre os mesmos.
Angina Instável O desconforto passa a ter uma maior freqüência , intensidade ou duração, muitas vezes, aparecendo ao repouso.A angina do peito instável é uma emergência médica, pois poderá evoluir no curto prazo, para um infarto do miocárdio ou até a morte .
Angina Variante Também chamada de angina de Prinzmetal, é resultante de um espasmo (contração anormal do vaso) de uma artéria coronária. Esse tipo de angina do peito é chamada de variante por se caracterizar pela ocorrência de dor com o indivíduo em repouso (geralmente à noite , não ocorrendo durante o esforço) e, por apresentar, por certas alterações eletrocardiográficas típicas.
Causas
A angina de peito instável ocorre quando o músculo cardíaco (miocárdio), não recebe uma quantidade suficiente de sangue e oxigênio. Este processo é chamado de isquemia miocárdica ou isquemia coronariana, pois relaciona-se com as artérias coronárias . Esta deficiência de oxigenação pode ser fruto de um aumento das suas necessidades, por uma diminuição da oferta, ou ainda, por ambos os mecanismos. As necessidades de oxigênio do coração são determinadas pelo seu grau do esforço de seu funcionamento, isto é, pela freqüência e a intensidade dos batimentos cardíacos. A principal causa da angina do peito instável é a doença arterial coronariana, ou seja, a presença de placas de gordura (ateromas) na parede das artérias do coração. A angina do peito instável costuma aparecer após uma complicação em uma placa de gordura, chamada de