Empresa e Funcionário
Na relação empresa/funcionário, ambos precisam saber falar e ouvir
Interação é uma palavra formada pelo prefixo inter (entre) e o substantivo ação. Poderia ser entendido como duas ou mais ações que se relacionam. Essas ações são realizadas por pessoas, estejam elas sozinhas ou em grupo. Podemos afirmar, portanto, que a interação é uma ação relacionada à troca, seja ela de informações, de opiniões, de cultura. Com isso, observa-se também a realização de uma comunicação. Portanto, toda a interação pressupõe a ocorrência de uma comunicação, ou seja, é o tornar as diferenças, realidades ou universos distintos, comuns. É aproximar essas diferentes vivências.
Será que a interação está relacionada também à uma melhor organização? Certamente que sim e para chegarmos a esta resposta basta usar a lógica. Quanto mais integrados os funcionários estiverem junto à instituição e em relação a uns aos outros, mais troca haverá, mais eles irão se conhecer e se aproximar, em termos de hábitos, costumes e cultura organizacional. Com isso, as distâncias e as diferenças irão se reduzindo e o nível de organização do corpo funcional aumentará.
Dicas Sobre Interação e sua Relação com a Organização
a) Relações entre interação e a organização
Por que é interessante valorizar a interação no ambiente organizacional? Por que, por meio dela, pode ocorrer a troca de experiências, o compartilhamento de conhecimentos. A interação pode proporcionar a troca de técnicas diversas entre os colegas de trabalho, entre elas as relacionadas à organização.
b) Saber ouvir
Saber ouvir é uma arte e que é dominada por poucos, ainda mais em nossa sociedade atual, onde cada vez menos temos tempo para prestar atenção no outro. Você já reparou que a maioria das pessoas só tem tempo para falar, mas muito pouco tempo para ouvir? Observe as relações na sociedade atual. E a interação, ao contrário do que muitos pensam, precisa muito do