Ginastica localizada
Historia:
A Ginástica surgiu no Rio de Janeiro a partir de 1930 com a professora Gretch Hillefild.
Em 1933, surge na Radio Sociedade Mayrink Viega o programa "comece bem o dia.."que incentiva a prática de ginástica pelo rádio.
A Associação Cristã de Moços e a Escola de Dança de Ballet Municipal foram outras formas de alternativa de ginástica em academia que surgiram nesta época.
Evolução da Ginástica No Brasil
Década de 30 à 60
Objetivos: Estética e Corretivo Postural
Década de 60 à 70
Objetivos: estética, higiene mental e saúde física
A partir de 1980 (método Cooper)
Objetivos: Obtenção e manutenção da saúde, melhora do sistema cardio-vascular;
Chega ao brasil a Ginástica Aeróbica por professores que trouxeram a técnica dos E.U.A; (os excessos e a falta de conhecimento dos professores de ginástica aeróbica acabaram por taxá-la de "lesiva")
Segunda metade da década de 80 surgem estudos mais sistemáticos e fundamentados cientificamente sobre a ginástica; professores mais preparados tecnicamente; surge o "low impact"(baixo-impacto) no entanto verifica-se que os resultados cardio-vasculares não eram tão bons quanto no alto impacto.
Tentou-se a união dos halteres nas aulas de baixo-impacto, porém, esta criou sobrecarga nos ombros; criação do cardio-funk criação da hidroginástica criação do afro criação da ginástica Localizada
Anos 90 surge o step training com objetivos cardio-vasculares e neuromusculares; observa-se nesta época não haver preocupação exata com a modalidade de ginástica mas com o condicionamento físico geral levando a busca de atividades mais complexas ou que se interrelacionam sejam elas coletivas ou individuais (araújo filho, 1996)
Benefícios:
Melhorar a postura: Se alguns músculos são relativamente fracos, comparados a outros, a postura tende a se modificar. Isto pode ocorrer pelas atividades diárias, por treinamento inadequado - algumas pessoas treinam o corpo de forma desequilibrada,