Planejamento
AS DEFINIÇÕES E OS TIPOS DE PLANEJAMENTO
Planejamento representa a primeira função administrativa, pois é com ele que se tem a base exata pra todas as demais funções, significa não improvisar e nem dar sorte ao acaso, é fazer da melhor maneira possível na primeira vez e sem erros.
Podemos concluir que planejamento é lidar com futuro, ou seja, traçar detalhadamente os planos necessários para atingir os objetivos com o melhor curso de ação, menor esforço e custo.
Planejamento é ter organização, direção e controle, também define onde se pretende chegar, o que deve ser feito para tanto, quando, como e em qual sequência.
O papel do planejamento é substituir a ação reativa diante dos eventos passados por uma ação pro ativa e antecipatória em relação aos eventos futuros.
Podemos dizer que planejamento é uma técnica para absorver a incerteza sobre o futuro e permitir maior consistência no desempenho das organizações.
Na sequência de planejamento devemos definir objetivos, verificar o estado atual das coisas, desenvolver premissas sobre condições futuras, identificar meios para alcançar os objetivo e programar os planos de ação necessários.
Os tipos de planejamento:
Planejamento estratégico:
É um projeto para o longo prazo, seus efeitos e consequências estendem-se por vários anos, envolve a empresa como uma totalidade, é definido pela cúpula (donos e diretores) e é voltado para eficácia da organização para alcançar seus objetivos globais e apresentar resultados.
Planejamento tático:
É o planejamento elaborado em cada departamento no nível intermediário (gerentes), cada unidade organizacional deve elaborar seu planejamento tático subordinado ao planejamento estratégico. Seu projeto é de médio prazo, geralmente anual, envolve cada departamento ou unidade da organização para abranger seus recursos específicos e atingir os objetivos departamentais.
Planejamento operacional:
É o planejamento que se refere a