Desenvolvimento de pessoas
Curso de Pós-Graduação Lato Sensu:
MBA em PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL
TURMA P.O 14
Faculdade Católica de Ciências Econômicas da Bahia (FACCEBA)
Disciplina: METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO Discente: Maiza Almeida Orientadora: Munique Pithon
TEMA
Assédio moral:
incidência de casos no município de Salvador
JUSTIFICATIVA
Diante de estudo sobre o assunto, mostrando o “Raio X da Violência Moral“, que acontece, atualmente nas organizações, resultando em implicações na vida profissional e familiar dos colaboradores, bem como na convivência social, foi formulado o seguinte problema de pesquisa:
PROBLEMA DE PESQUISA
Qual a incidência do assédio moral
no município de Salvador com base no banco de dados da Delegacia Regional do Trabalho ?
HIPÓTESE
Mostrar como o assédio moral desestabiliza a equipe de trabalho dentro da empresa, ainda que não seja direcionado a todos, pois os demais trabalhadores se sentem de alguma forma atingidos, e não se manifestam por medo de represálias e principalmente de serem demitidos. Considerando que as boas condições de trabalho, o diálogo e a comunicação são aspectos relevantes para sanar os prejuízos, principalmente os de natureza psicológica. As empresas devem conhecer e orientar seus colaboradores sobre, quais aspectos são considerados assédio moral, e quais reações as pessoas podem manifestar quando submetidas à agressão moral.
OBJETIVO GERAL
Apresentar a incidência dos casos de assédio moral em Salvador, utilizando o banco de dados de queixas registradas pelas vítimas na Delegacia Regional do Trabalho entre janeiro de 2010 a dezembro de 2011.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Identificar as possibilidades de configuração do assédio moral de forma que, não se manifesta apenas por ofensas verbais ou escritas. Especificar as causas e consequências, bem como as patologias decorrente do assédio moral. Identificar quais condutas foram