Ginástica Localizada
Como os primeiros professores de ginástica no Brasil eram estrangeiros, por muito tempo, a tendência foi que os primeiros trabalhos sofressem influências europeias da Ginástica Rítmica, do ballet e da dança moderna.
Alguns métodos de origens estrangeiras influenciaram diretamente a Ginástica de Academia, até tomar a forma atual. Nos de 60 e 70, foi a Calistenia. Nos anos de 80, a Ginástica aeróbica (alto e baixo impacto), seguidos nos anos 90 pelo Step Training. Atualmente, a Ginástica localizada tem sua base na musculação.
Princípios fundamentais para planejar uma aula de Ginástica Localizada
●Objetivos− Devem ser pré-determinados e devem seguir as seguintes observações:
◦Grupamento muscular que serão solicitados;
◦Qualidade física;
◦Materiais utilizados com recursos;
◦Ritmos dos exercícios (determinado pelo ritmo musical).
●Organização das séries− O número de séries e subséries deverão estar de acordo com o que pretende trabalhar. Exemplo: uma série de força deverá ter pouca repetição com maior carga. Se for resistência, maior número de repetição e pouca carga.
●Números de grupos musculares− Deve estabelecer o número de grupamentos musculares que serão trabalhados, para melhor distribuição da carga por agrupamento solicitado.
●Especificidade dos movimentos− Isso dependerá do objetivo da aula, o número de grupamento que irá utilizar e a duração da aula.
●Princípios de sobrecarga− São necessários uma adaptação muscular-tendinosa. O músculo deve ser adaptado aos poucos às cargas impostas, em que o aumento da força e da resistência seja gradativo, para não ter sobrecargas desnecessárias nas articulações.
Qualidades Físicas Adquiridas
Hoje, pela influência da