Etino cultural
Blogs: o eu encena, o eu em rede.
Cotidiano, performance e reciprocidade nas redes sócio-técnicas
Tese apresentada como requisito parcial à obtenção do título de
Doutor, Programa de Pós-graduação em Antropologia Social,
Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal de
Santa Catarina.
Orientador: Prof. Dr. Theophilos Rifiotis
Florianópolis
- 2006 -
ii
– Agradecimentos –
Sonho que se sonha só
É só um sonho que se sonha só
Mas sonho que se sonha junto é
Realidade
(Raul Seixas)
São muitas as pessoas que estiveram comigo no período do doutorado e em toda minha trajetória na pós-graduação e todas tiveram a sua importância para a realização deste trabalho. Chegar ao final desta jornada podendo dizer-lhes “muito obrigada”, reforça minha certeza de que o conhecimento é sempre uma construção coletiva e que depende também de pequenos gestos, afetos e emoções.
Todas as palavras seriam insuficientes para expressar minha profunda gratidão ao meu orientador, Theophilos Rifiotis, pelos ensinamentos, dedicação, confiança e carinho recebidos nesses dez anos de parceria e convívio. Devo a ele a minha história na Antropologia e tudo o que pude fazer de melhor neste trabalho.
Agradeço, também, aos blogueiros e blogueiras que participaram da pesquisa contando suas histórias e fazendo-se anfitriões nos seus blogs: à Fernanda, do blog The Chatterbox; à
Luciana, do Arte; ao Gean, do Meu Cantinho; ao Idelber, do O biscoito fino e a massa; à
Denise, do Síndrome de Estocolmo; ao Alexandre Cruz Almeida (agora, Alex Castro), do
Liberal Libertário Libertino; ao Hernani Dimantas, do Marketing Hacker; ao Paulo Bicarato, do Alfarrábio; às “meninas” do Ligeiramente Grávida, e a todos os outros com os quais troquei visitas, comentários e links durante meu trabalho de campo.
Aos professores do Programa de Pós-graduação em Antropologia Social da UFSC agradeço pelas importantes lições de antropologia recebidas durante