Ginastica laboral
Esta atividade é conceituada como um conjunto de práticas físicas, elaboradas a partir da atividade profissional exercida durante o expediente, que visa compensar as estruturas mais utilizadas no trabalho e ativar as que não são requeridas, relaxando-as e tonificando-as.
OBJETIVOS:
- Diminuir os custos com assistência médica;
- Diminuir o absenteísmo;
- Preparar o corpo para a execução do trabalho e recuperá-lo da fadiga;
- Corrigir os vícios posturais, com adoção de posturas corretas para a função;
- Aumentar a flexibilidade e a força muscular, prevenindo a ocorrência de lesão inflamatória;
- Recuperar o nível de atenção e capacidade de concentração após um determinado período de trabalho;
- Diminuir a queixa de dor no corpo provocada pelo t.
TIPOS DE GINÁSTICA LABORAL
A ginástica laboral pode ser realizada no início (preparatória), durante (compensatória) e após o trabalho (relaxamento).
GINÁSTICA LABORAL PREPARATÓRIA:
Realizada no início da jornada de trabalho ou nas primeiras horas, tem como objetivo principal preparar o trabalhador aquecendo os grupos musculares que serão solicitados nas suas tarefas e despertando-os para que se sintam mais dispostos ao iniciar o trabalho.
Sessão de exercícios realizada antes do início das atividades laborativas, que visa preparar o corpo para o trabalho, aquecendo e melhorando a mobilidade e a eficiência muscular. Indicada para os setores onde existe emprego de força ou esforço físico intenso com duração de 5 à 10 minutos.
Deveríamos fazer um aquecimento independente da função ou local de trabalho todos os dias, pois, o nosso organismo inicia suas atividades após um período de repouso, sendo que o nosso corpo ainda não está totalmente ativado.
GINÁSTICA LABORAL COMPENSATÓRIA:
Realizada durante a jornada de trabalho, com duração aproximada de 10 minutos. Interrompe a monotonia operacional, aproveita as pausas para executar exercícios específicos de compensação aos esforços