Ginastica Laboral
Vinculado ao curso de Bacharelado em Educação Física, o projeto “Ginástica Laboral” existe desde 2010 e oferece aulas de Ginástica Laboral aos funcionários do turno matutivo e vespertino da FAGOC. As aulas acontecem 2 vezes por semana, com duração de 15 minutos, e baseiam-se em exercícios de alongamento, força, relaxamento e dicas de saúde. Adicionalmente, trabalha-se com dinâmicas enfatizando o relacionamento inter-pessoal dos trabalhadores.
TIPOS DE GINÁSTICA LABORAL
Existem dois tipos de Ginástica Laboral (CREF, 2004, p.5)
1- A Ginástica Laboral Preparatória é realizada antes ou logo nas primeiras horas do início do trabalho. Na maioria das vezes não é possível implantar em todos os setores antes de iniciar a jornada, mas logo no seu início e isso não descaracteriza como preparatória. Ela é constituída de aquecimentos e ou alongamentos específicos para determinadas estruturas exigidas. O objetivo é aumentar a circulação sanguínea, lubrificar e aumentar a viscosidade das articulações e tendões.
2- A Ginástica Laboral Compensatória é realizada no meio da jornada de trabalho, como uma pausa ativa para executar exercícios específicos de compensação. Praticada junto às máquinas, mesas do escritório ou eventualmente no refeitório ou em espaço livre, utilizando exercícios de descontração muscular e relaxamento, visando diminuir a fadiga e prevenir as enfermidades profissionais crônicas.
BENEFÍCIOS PARA O TRABALHADOR
O objetivo da Ginástica Laboral (GL) é proporcionar ao funcionário uma melhor utilização de sua capacidade funcional. Podemos citar como benefícios de sua prática:
Combate e previne as L.E.R./D.O.R.T (lesões por esforço repetitivo/distúrbios osteomoleculares relacionados ao trabalho);
Melhora a flexibilidade, força, coordenação, ritmo, agilidade e resistência, promovendo uma maior mobilidade e melhor postura em relação ao posto de trabalho;
Diminui o absenteísmo;
Favorece as relações interpessoais e o trabalho em