Ginastica Laboral
Entre as ferramentas utilizadas na procura dessa melhoria de qualidade de vida, a Ginástica Laboral tem tomado lugar de destaquem vários segmentos industriais e não mais somente entreas empresas de origem oriental, como era comum até duas décadas atrás. Dentro desse enfoque, a Ginástica Laboral tem ganhado destaque no Brasil nos últimos 2 anos, sendo utilizada como uma importante ferramenta dentro do conjunto de medidas que visam a prevenir o surgimento de lesões músculo – ligamentares ligadas às atividades dentro do ambiente de trabalho.
Baseando-se na premissa de que o homem passa parte de sua vida ativa envolvido com o trabalho, é necessário que sejam desenvolvidas ações que diminuam os efeitos causados pelo desempenho inadequado das atividades laborais.
A Ginástica Laboral fundamenta-se na valorização da prática de atividades físicas como instrumento de promoção da melhoria da qualidade de vida do trabalhador, ou seja, maior disposição para realizar seu trabalho, maior motivação, melhoria na qualidade de vida dentro da empresa, maior produtividade e consequente diminuição de acidentes e afastamentos.
APRESENTAÇÃO DA EMPRESA
A empresa na qual será aplicado o projeto é uma metalurgia, que conta com um quadro de setecentos funcionários, 95% deles homens e 5% mulheres, que trabalham em três turnos.
Entre esses funcionários, 90% atuam na área produtiva e 10% na área administrativa. Este projeto pretende atingir o público total da empresa.
CONTEXTUALIZAÇÃO DA PRÁTICA - GINÁSTICA
LABORAL
Tendo em vista o considerável número de disfunções posturais, dores nas costas, lesões por esforços repetitivos que acometem os trabalhadores em seu período ativo e o alto índice de doenças psíquicas, como as dores de cabeça, mal-estar e problemas gástricos, entre outros, este programa vem para orientar, prevenir e amenizar esses males, contribuindo para uma melhor qualidade de vida com relação a cada um deles.
Consiste, basicamente, em