Ginastica Desportiva Generalizada
A partir do século XIX, a ginástica se fez presente nos currículos educacionais brasileiros como um dos principais conteúdos da educação física.
Esse método foi influenciado pelos métodos ginásticos europeus que foram implantados no Brasil, e buscava afirmar que a ginástica era um instrumento educacional capaz de promover a saúde e a retidão corporal dos alunos.
Listello contribuiu significamente para que a Educação Física brasileira se tornasse mais prazerosa e mais humana, fazendo com que os professores desenvolvessem atividades em que todos os alunos são valorizados, não apenas os mais aptos.
Buscamos então evidenciar os acontecimentos históricos no percurso de evolução da ginástica desportiva generalizada no Brasil, citando a influência dos métodos europeus na educação física brasileira, seus objetivos e finalidades como disciplina, passando para a escola e para o professor a responsabilidade da adaptação da ação educativa escolar.
CARACTERISTICAS DO MÉTODO DESPORTIVO GENERALIZADO
O Método Desportivo Generalizado foi criado pelo “Institut National des Sports” em Paris, na França e divulgado mundialmente pelo professor Auguste Listello. Foi considerado um grande avanço pedagógico na área de Educação Física.
A grande aceitação e repercussão do método deram-se graças ao fato de não exigir instalações especiais e nem materiais específicos, podendo-se adequar facilmente as habilidades, capacidades e interesses da comunidade estudantil.
Os princípios da Educação Física Desportiva Generalizada foram estabelecidos visando acesso à oportunidade de atividade corporal aos jovens.
A concepção filosófica da Educação Física Desportiva Generalizada visa à educação para todos, a educação física orientada, prevenção do mal e aproveitamento das horas livres ou de folgas.
O método se propõe a substituir o exercício feito por obrigação pelo exercício executado por