Ginastica artística
Ginástica artística
A ginástica artística, também conhecida no Brasil como ginástica olímpica,[1]é uma das modalidades da ginástica. Por definição, de acordo com o Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa, a palavra vem do grego gymnastiké e significa - "A Arte ou ato de exercitar o corpo para fortificá-lo e dar-lhe agilidade. O conjunto de exercícios corporais sistematizados, para este fim, realizados no solo ou com auxílio de aparelhos são aplicados com objetivos educativos, competitivos, terapêuticos, etc.
Objetivo
Dentre os principais objetivos da ginástica olímpica encontra-se a busca da performance, do controle neuro-muscular e senso rítmico, do equilíbrio total do corpo e de uma postura correta e saliente. O ginasta sempre deverá procurar demonstrar segurança e superioridade através da prática de exercícios de diferentes graus de dificuldade, executados de forma harmônica e precisa, pois esta modalidade se baseia essencialmente na qualidade.
A ginástica é orientada e dirigida em plano internacional pela Federação Internacional de Ginástica, encontrando-se no Brasil juridicionada em sua própria em sua própria entidade nacional especializada – Confederação Brasileira de Ginástica, enquanto que, no âmbito estadual, existem várias Federações especializadas, embora em alguns Estados sua direção ainda permaneça sob algumas ecléticas.
-------------------------------------------------
Materiais e Equipamentos
O uniforme básico de toda ginasta é um collant de lycra em forma de maiô. Em todas as provas, variando de acordo com a preferência, as atletas competem descalças. Os homens usam short ou calça de material apropriado e meias nos pés (exceto nas provas do solo). Suas camisetas, que em verdade são collants, ficam cobertos na altura da cintura, pela outra parte do uniforme: a calça ou o short.[33]É comum que os competidores passem pó de magnésio nas mãos, especialmente em provas de barras, para evitar