ginastica artistica
A ginástica artística, também conhecida como ginástica olimpíca é um esporte que requer força,agilidade,coordenação,controle do corpo, flexibilidade,equilíbrio e elegância. Os ginastas realizam exercicios em aparelhos oficiais.Os aparelhos da ginástica artística masculina diferenciam-se dos aparelhos da ginástica artística feminina no seguinte aspecto:enquanto os aparelhos masculinos procuram demonstrar a força e o domínio do ginasta,os aparelhos femininos dão um destaque maior ao lado artístico e á agilidade.As provas realizadas por homens são:barra fixa,barras paralelas,cavalo com alças,salto sobre o cavalo,argolas e solo.As mulheres disputam exercícios de solo,salto sobre cavalo,barras paralelas assimétricas e trave de equilíbrio.
Provas femininas de ginástica:
Salto sobre cavalo: a atleta corre e se impulsiona a partir de um pequeno trampolim até a mesa,25 metros no maximo. A partir da impulsão, a ginasta aproveita a fase aérea para fazer movimentos específicos do esporte. Quando volta ao solo, seu corpo deve se desequilibrar o menos possível. A mesa tem altura de 1,25 metros, comprimento de 1,63 metros e largura de 0,35 metros.
Barras paralelas assimétricas: Movimentos circulares e de transferência entre as barras,como os encarpados e mortais são os mais utilizados. A composição das barras é de fibra de vidro, com comprimento de 3,5 metros por 40 milímetros de largura. A menor barra mede 1,6 metros e a maior mede 2,4 metros.
Trave de equilíbrio: A trave talvez seja a prova mais difícil da ginástica artística feminina. Ela tem 1,2 metros de altura, 5 metros de comprimento e apenas 10 centímetros de largura. A ginasta deve executar toda a série, composta por movimentos acrobáticos e de dança, além de giros de 360 graus e saltos obrigatórios, em um período que varia entre 70 e 90 segundos.
Solo: Prova que combina dança com movimentos acrobáticos,tem fundo musical, sendo que os movimentos mais comuns são os