festas
As variantes mais comuns de festas são as de aniversário (que ocorrem geralmente de ano em ano no dia do nascimento) e as religiosas (procissões resultantes de romarias ou peregrinações), em comemoração a certas crenças religiosas.
Quando a festa possui um caráter mais abrangente ou oficial torna-se festival, geralmente atraindo mais público e repercussão junto à sociedade.
As festas que ocorrem em determinadas datas ou períodos comemorativos do ano são conhecidas como festas de época. Geralmente de origem religiosa, cristã e/ou pagã, são celebradas extensivamente em diversas regiões. No Brasil, as festas deste tipo mais conhecidas são o Carnaval, a Páscoa, a Festa Junina e o Natal, além do Réveillon ou Festa de Ano Novo.
Nos grandes centros urbanos do país, vem se popularizando também a comemoração do Halloween ou Dia das Bruxas, festa de origem celta1 difundida mundialmente com a globalização.
Uma festa popular pode ser definida como uma manifestação popular, cuja a intensidade ultrapasse os limites de uma atividade festiva individual, abrangendo o colee festas realizadas em diversos países com manifestações diferentes.Festas nacionais e regionais[editar | editar código-fonte]
São muitas manifestações realizadas e baseadas em fatos e atos populares normalmente incentivadas pelo governo e até mesmo oficializadas, pois grande parte delas homenageia fatos marcantes do país, do estado ou da região.
Exemplos de festas nacionais e regionais[editar | editar código-fonte]
Dia da bandeira - Patriótica incentivada pelos governos, na forma de um ato de louvar a bandeira
Dia da independência - Uma manifestação nacional, conduzida ao rumo nacionalista com fulcro na liberdade de ação.
Dia ou evento comemorativo - Mais para comemorar uma data importante a nível qual quer por exemplo dia do contador no Brasil.
Dia de Reis