ginastica aeróbica
DP DE EDUCAÇÃO FÍSICA Nome: Taciana Conceição da Silva 8º Série Ano: 2008
HISTÓRIA DA GINÁSTICA AERÓBICA
A Ginástica Aeróbica surgiu como uma ótima forma de praticar exercícios físicos para o público em geral no final da década de 80. Mas logo se transformou também em um esporte competitivo de alto-nível.
Em 1994, a FIG (Federação Internacional de Ginástica) decidiu organizar os campeonatos mundiais de Ginástica Aeróbica Esportiva e estruturar o esporte de acordo com as outras modalidades da ginástica. O primeiro Campeonato Mundial oficial foi realizado em 1995 em Paris e contou com a participação de 34 países.
O Brasil é, segundo a FIG, o país com o maior número de participantes – há aqui mais de 500 mil pessoas envolvidas com a ginástica aeróbica. Outros países de alto nível no esporte são: Argentina, Austrália, Nova Zelândia, Estados Unidos, Japão, Alemanha, Itália, Espanha e Romênia.
PROVAS
Dinamismo, força, flexibilidade, coordenação e ritmo são o que os atletas dessa modalidade procuram mostrar aos juízes em menos de 2 minutos de rotina. A apresentação é feita em um tablado que mede 7m x 7m e é acompanhada por música.
Os movimentos executados são divididos em várias “famílias”, ou seja, agrupamentos, que vão de A até F. Os elementos da família A são os mais simples (e, portanto, os que recebem menor pontuação) e os da família F são os mais complexos (sendo então os que possuem maior valor de ponto).
A rotina deve mostrar exercícios equilibrados e executados com a melhor postura e técnica possíveis. Em todas as categorias, cada rotina deve apresentar até 12 elementos, respeitando-se os limites de valores de elemento de cada uma delas. Assim o ginasta, ao final da rotina, terá apresentado seu dinamismo e força estática, flexibilidade, equilíbrio e habilidade para executar saltos. O atleta deve também demonstrar combinações de passos aeróbicos e seqüências, incluindo os sete passos