A UTILIZAÇÃO DO ORÇAMENTO EMPRESARIAL COMO FERRAMENTA DE GESTÃO PARA O PEQUENO EMPRESÁRIO - UM ESTUDO DE CASO COM A EMPRESA DMAISMAIS TECNOLOGIA INCREMENTADA EM INFORMÁTICA LTDA
2778 palavras
12 páginas
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULOFACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO, CONTÁBEIS E ATUARIAIS
A UTILIZAÇÃO DO ORÇAMENTO EMPRESARIAL COMO FERRAMENTA DE GESTÃO PARA O PEQUENO EMPRESÁRIO – UM ESTUDO DE CASO COM A EMPRESA DMAISMAIS TECNOLOGIA INCREMENTADA EM INFORMÁTICA LTDA.
JULIANA SILVA LOPES
SÃO PAULO
2013
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO
FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO, CONTÁBEIS E ATUARIAIS
JULIANA SILVA LOPES
A UTILIZAÇÃO DO ORÇAMENTO EMPRESARIAL COMO FERRAMENTA DE GESTÃO PARA O PEQUENO EMPRESÁRIO – UM ESTUDO DE CASO COM A EMPRESA DMAISMAIS TECNOLOGIA INCREMENTADA EM INFORMÁTICA LTDA.
Trabalho apresentado ao Curso de Administração da Faculdade de Economia, Administração, Contábeis e Atuariais para a disciplina de Pesquisa I, como requisito parcial para obtenção de nota nesta disciplina.
Prof. Dr. Cláudio Antônio Tordino
SÃO PAULO
2013
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 4
1.1Objetivos 5
1.2Delimitação do estudo. 6
1.3Justificativa. 6
Referencial Teórico. 7
1.4Definição de orçamento empresarial. 7
1.5Principais tipos de orçamento. 8
1.6Orçamentos globais e parciais. 8
1.7Orçamentos periódicos e contínuos. 8
1.8Orçamentos flexíveis ou variáveis. 9
Metodologia. 9
Cronograma. 11
Referências Bibliográficas 12
INTRODUÇÃO
Atualmente, as micros e pequenas empresas representam uma parcela considerável da geração de empregos formais no país e contribuem efetivamente para o crescimento do PIB. Com o passar do tempo vem aumentando o número de anos que elas se mantêm em atuação no mercado. É válido ressaltar que para manterem-se no mercado estes empreendedores precisam ter metas a serem atingidas. E uma delas, quase sempre, é a expansão de seu negócio.
Para falar em expansão de negócio em uma pequena empresa, primeiramente é necessário definir o modo, pelo qual, esta é classificada. Segundo o estatuto da micro e pequena empresa, o critério adotado para classificá-las é o da receita bruta anual. É considerada pequena