Ginástica Aeróbica
Irecê – Bahia
2013
Gabriela Barreto de Souza
Trabalho solicitado pelo professor
Cristiano Araújo, docente da disciplina de Educação
Física, como avaliação parcial da IV Unidade.
Realizado pela aluna Gabriela Barreto de Souza, aluna do 1º ano de Biocombustíveis– Integrado, turno vespertino do IFBA – Campus Irecê.
Irecê- Bahia
2013
INTRODUÇÃO
A ginástica aeróbica é uma junção de ginástica tradicional, com dança. Normalmente ela é praticada em academias, com o intuito de reforçar a coordenação motora, melhorar o condicionamento físico, flexibilidade e agilidade.
Os movimentos praticados são intensos e tem um elevado gasto calórico. Ginástica aeróbica pode ser qualquer atividade física caracterizada pela prática de exercícios que exijam esforços musculares. Ganhou popularidade na década de 80, onde as pessoas buscavam corpos definidos.
GINÁSTICA AERÓBICA
A Ginástica Aeróbica de competição caracteriza-se por ser uma atividade alegre, como movimentos e expressões corporais diversificados e com um acompanhamento inerente da musicalidade. Os atletas precisam de muito dinamismo, força, flexibilidade, coordenação e ritmo. A Ginástica Aeróbica surgiu como uma ótima forma de praticar exercícios físicos para o público em geral no final da década de 80. Mas logo se transformou também em um esporte competitivo de alto-nível.
Um tipo de treinamento aeróbico que utiliza grande variedade de movimentos dos membros inferiores e membros superiores repetidos, provocando, constantemente, uma sobrecarga no sistema cardiovascular. Isso aumenta a necessidade de absorção de oxigênio, realizando uma espécie de treinamento ao coração, os pulmões e o sistema cardiovascular, que irá proporcionar o transporte desse oxigênio mais rápido e eficaz a todas as partes do corpo. Dentre as atividades mais recentes encontradas em academias temos a ginástica aeróbica, ginástica localizada, hidroginástica, dança artes marciais,