Gillete
1- Discuta a estratégia de inovação da Gillete. É coerente? Quais as vantagens e desvantagens do pioneirismo? Como a Gillete administra isso?
Resp: A estratégia de inovação da Gillete de fazer planejamento em longo prazo é coerente, porque todos os investimento/inovações que a empresa colocava no mercado era um sucesso de vendas, e a empresa continuava a frente do seu segmento de mercado.
As vantagens: Sai na frente dos concorrentes, desperta o desejo dos consumidores por algo ainda inexistente no mercado com produtos mais adequados, gerando uma maior visibilidade da sua marca e um maior retorno/ lucratividade.
Desvantagens: Altos custos iniciais para o desenvolvimento de novos produtos, incertezas do mercado e altos investimentos em marketing.
A Gillete administra essa estratégia de inovação com sua visão voltada para o futuro, em quais serão as necessidades dos consumidores no longo prazo, mas sempre relembrando o passado da sua lucratividade e seu histórico de inovações.
2- Normalmente as empresas investem em tecnologia do produto durante a sua introdução e em tecnologia do processo durante a sua fase de crescimento. Foi o que aconteceu com o Mach 3? O que isso mostra?
Resp. Não. Na criação do Mach 3, a Gillete desenvolveu toda a tecnologia do produto antes de introduzir no mercado. Durante 6 anos eles fizeram pesquisas tecnológicas baseados na ciência. Já em relação a tecnologia do processo, a Gillete também desenvolveu antes da sua fase de crescimento.
Isso mostra que a empresa busca desenvolver produtos de excelência e que atendam as reais necessidades do consumidor, oferecendo um produto inovador e pronto para uso a seus clientes.
3- O Sensor é uma inovação radical? Eo Mach 3? Por quê?
Resp. O Sensor não foi uma inovação radical. Ele foi sim uma inovação da Gillete com atributos até então não existentes no mercado. Proporcionava um melhor posicionamento das laminas, uma carga menor,