Case gillete
1. Discuta a estratégia de inovação da Gillette. É coerente? Quais as vantagens e desvantagens do pioneirismo? Como a Gillette administra isso?
A Gillette se tornou líder no mercado de aparelhos e laminas de barbear por utilizar como estratégia de crescimento, de forma muito coerente, o pioneirismo, o marketing e principalmente sua capacidade de inovação constante. Foi uma das primeiras a utilizar a mídia eletrônica em sua atividade comercial, os lançamentos de seus produtos revolucionaram o mercado brasileiro, sua contínua busca por aperfeiçoamento e sua política de investimentos em pesquisas contribuiu com inovações importantes para o mercado mundial. Pelo desenvolvimento rápido de novas tecnologias sempre aumentou sua vantagem competitiva sendo altamente inovadora e aproveitando todas as oportunidades de crescimento. A Gillette sempre pensou a frente de seu tempo e por isso a tornou-se pioneira no seu ramo, assim, resumindo as vantagens pelo pioneirismo temos:
- Liderança no mercado de aparelhos e laminas de barbear;
- Vantagem competitiva;
- Consolidação da marca perante os consumidores, tornado sua marca sinônimo do produto.
- Proteção industrial contra imitações de seus produtos frente a concorrência;
- Construção de uma imagem de empresa jovem e dinâmica.
Quanto às desvantagens temos que o alto custo nos investimentos em tecnologia e em divulgação encareciam os produtos, a estratégia adotada era convencer o consumidor a adquirir os produtos lançados através das propagandas e promoções feitas pelo próprio diretor-presidente da empresa.
2. Normalmente as empresas investem em tecnologia do produto durante a sua introdução e em tecnologia do processo durante a sua fase de crescimento. Foi o que aconteceu com o Mach3? O que isso mostra?
A Gillette investiu fortemente durante todo o processo de construção do produto, desde sua fase inicial onde foram conduzidas pesquisas com os consumidores, na engenharia industrial do produto,