Cultura
PROGRAMA DE CURSO
DISCIPLINA: INTRODUÇÃO À ETNOGRAFIA 1º / 2012
PROFESSORA: JOANA MILLER
HORÁRIO: TERÇAS E QUINTAS-FEIRAS – 16h ÀS 18h
EMENTA:
Análise das principais contribuições teóricas e metodológicas para o desenvolvimento do trabalho de campo em antropologia. Construção do texto etnográfico.
UNIDADE I: Ciência e senso comum. A produção do conhecimento nas ciências humanas e sociais. Métodos e técnicas de pesquisa. A especificidade da produção do conhecimento antropológico.
EVANS-PRITCHARD “Trabalho de campo e tradição empírica” In: Antropologia Social. Lisboa, Edições 70. 1972 (pp. 67-85)
LAPLANTINE, François. O campo e a abordagem antropológicos. In: Aprender Antropologia. São Paulo: Ed. Brasiliense, 2000 (pp. 13-25)
UNIDADE II: A observação da diferença e primeiros relatos de viajantes e missionários. Outros pontos de vista: índios também observam a diferença. O período “evolucionista” (a disjunção entre o teórico e o observador; o quadro colonial; os usos do método comparativo). Os “pais fundadores” da etnografia: Boas e Malinowski. BOAS, Franz. Um ano entre os esquimós. In: A formação da antropologia americana: 1883-1911. Antologia. Organização e introdução de George W. Stocking Jr. Rio de Janeiro: Contraponto / Editora UFRJ, 2004 (pp. 67-80). [exibição do video Strangers Abroad/ Boas]
CASTRO, Celso (org.). Apresentação. In: Evolucionismo Cultural. Textos de Morgan, Tylor e Frazer. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2005 (pp. 07-40).
KOPENAWA YANOMAMI, Davi. Descobrindo os brancos. In: NOVAES, Adauto (org.). A outra margem do Ocidente. São Paulo: Minc-Funarte/Companhia das Letras, 1999 (15-21).
ALBERT, BRUCE, “O ouro canibal e a queda do céu. Uma crítica xamânica da economia política da natureza”. In: Albert, B. e Ramos, A. (orgs)