Gestão
É a filosofia administrativa que visa planejar, organizar, implementar, avaliar e controlar a performance conjuntural de uma organização empresarial, buscando a eficiência dos processos, a eficácia das ações, o aumento da produtividade e o desempenho qualitativo dos serviços e das atividades afins, e por fim, mas, não por último, a Qualidade de Vida no ambiente empresarial.
A Gestão investe na melhoria do clima organizacional, no aprimoramento dos recursos técnico-operacionais, na maximização dos resultados, na profissionalização e qualificação da mão de obra e na real rentabilidade econômica do negócio.
A Gestão capacita a empresa a julgar, decidir e agir, ou provocar ação no tempo correto, corrigindo, qualificando e auditando o desempenho empresarial.
A Gestão desenvolve competências gerenciais, cria auditorias internas para checar a Qualidade dos Processos, promove sinergias departamentais, elabora políticas internas, normas e diretrizes, documenta todas as atividades, informatiza as operações. Planeja a estrutura organizacional.
GERÊNCIA
Como vimos, a GESTÃO é a filosofia administrativa da empresa. Por conseguinte, é a virtual esquematização do contexto empresarial.
A Gerência é o instrumento, por excelência, da Gestão. É o desempenho, propriamente dito... Antes de ser uma técnica, a Gerência é uma prática!
Ela possui a responsabilidade (delegada pela GESTÃO) de obter os resultados --- (eficácia), planejar, avaliar e controlar os processos e a performance organizacional (eficiência) produzir mais e a custos menores (produtividade) melhorar, sistematicamente, a Qualidade no ambiente empresarial (desenvolvimento organizacional) promover o LUCRO e administrar bem os recursos da empresa, garantindo a longevidade do Negócio.
A Gerência deve maximizar os "Ativos" da empresa e minimizar os "Passivos".
O grande problema gerencial não está somente em definir "O QUE É A EMPRESA", e sim em formular "O QUE SERÁ A EMPRESA".
Ao