Gestão
Psicologia Aplicada nas Organizações
“As organizações estão passando por processos cada vez mais flexíveis de gestão valorizando acima de tudo o capital humano e buscando sempre novas estratégias de crescimento e inovações tecnológicas para enfrentar um mercado cada vez mais competitivo e globalizado”
As pessoas são seres que não conseguem dentro do normal viver sem a ajuda do outro seja em qualquer circunstância, pois se observarmos tudo que fazemos depende de alguma forma da contribuição de alguém. Isso conclui que vivemos em uma organização a todo tempo. Nascemos já em uma organização que é nossa família e então fazemos parte de diversos tipos de organizações até chegarmos ou não a organização no qual atuamos como colaboradores.
A organização é definida como um sistema de atividades pessoais ou de forças que estão intencionalmente coordenadas com o propósito de realizar um objetivo. Desde o século XIX já se via a necessidade de se avaliar as diversas formas de trabalho e comportamentos existentes nas organizações. Com isso alguns teólogos da época fizeram pesquisas, estudos e testes e chegaram a suas conclusões científicas.
Diante dessas conclusões foram se descobrindo a necessidade de cada vez mais se aperfeiçoar as formas de como se trabalha, principalmente o aperfeiçoamento humano. Assim nasceu a psicologia nas organizações, hoje chamada de “Psicologia Aplicada nas Organizações”. Ela tem diversas importâncias com relação à melhoria das pessoas dentro das organizações.
O psicólogo organizacional é um profissional que exerce atividades no campo da psicologia aplicada ao trabalho, como recrutamento, seleção, orientação, aconselhamento e treinamento profissional.
O psicólogo organizacional é um profissional que exerce atividades no campo da psicologia aplicada ao trabalho, como recrutamento, seleção, orientação, aconselhamento e treinamento profissional. Este ramo da Psicologia não se restringe somente a gestão