Gestão
Bruna Lívia Costa Reis – RA: 5758912
GESTÃO E EMPREENDEDORISMO
BRASILIA
2014
Empreendedorismo para abrir um escritório de Arquitetura
Planejamento e visão empreendedora são os quesitos fundamentais para quem pretende ser bem-sucedido. Entretanto, empreendedorismo exige uma boa dose de autoconhecimento. "Empresário de sucesso é aquele que sabe dimensionar corretamente sua receita para o tipo de vida que vai lhe trazer felicidade", afirma José Eduardo Tibiriçá, vice-presidente de relações político-institucionais da AsBEA. Por isso, é necessário estar atento às suas reais capacidades e limites, além de seguir alguns passos básicos para evitar problemas na hora de montar seu próprio escritório.
Para decidir se deve abrir empresa ou trabalhar como autônomo, quanto isso custará, quais impostos a pagar e as obrigações fiscais que terá de cumprir, não tenha dúvida: procure um contabilista (contador ou técnico contábil) experiente. Decisões erradas por falta de informação nesses assuntos costumam custar muito mais caro do que consultar um profissional. "O Brasil tem uma legislação tributária muito complexa. Esse profissional poderá auxiliar na coleta de informações do seu plano de negócios, bem como no trâmite de abertura da empresa, se for essa a melhor opção", explica Fernanda Zannoni, contadora, especialista em gestão e marketing e consultora de gestão e planejamento da AsBEA.
Para obter a inscrição e número de registro de autônomo, é preciso levar CPF, RG, comprovante de residência, cópia do IPTU e do documento de registro profissional para obter o CCM (Cadastro de Contribuinte Mobiliário) na prefeitura do seu município. O prazo para obtenção do registro costuma ser de até 15 dias.
De acordo com Sandra Regina Bruno Fiorentini, consultora jurídica do Sebrae-SP, o profissional autônomo passará a ser contribuinte do ISSQN (Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza) e também do INSS