Gestão
-------------------------------------------------
Alexandre Tadeu da Costa, Cacau Show
Todo início de um negócio é difícil e o seu desenvolvimento passa por obstáculos que só o empreendedor à linha de frente é capaz de descrever. Encontrar os fornecedores certos, montar uma equipe motivada, controlar o fluxo de caixa, conquistar e manter os clientes fiéis são desafios que precisam ser vencidos em mercados cada vez mais competitivos.
Para seguir uma trajetória bem-sucedida, o empreendedor precisa de muito trabalho e confiança em suas decisões. Outra atitude que pode contribuir é procurar aprender com os erros – tanto os próprios e como os dos outros.
Os empreendedores de sucesso, em geral, imprimem uma marca pessoal em seus negócios e compartilham um sentimento de paixão pelo que fazem. Foi com esta motivação que o empreendedor Alexandre Tadeu da Costa iniciou seu negócio. Nasceu no dia 5 de novembro de 1970, em São Paulo, e teve uma infância livre e feliz na Casa Verde, bairro da Zona Norte da cidade. Foi lá que, inspirado pelo trabalho da mãe, Vilma, que vendia os mais diversos produtos às donas de casa da região, ele iniciou a Cacau Show.
Tinha 17 anos quando fabricou os primeiros ovos de Páscoa e as primeiras trufas, ponto de partida da empresa que desbravou um novo nicho de mercado: chocolates que unem a qualidade e o cuidado artesanal a preços democráticos.
Atualmente, A Cacau Show se tornou ao longo da última década a maior franquia de alimentação do Brasil e a maior rede de chocolates do mundo em número de lojas, estando presente em todos os estados brasileiros.
Ele indica três livros que o ajudaram a progredir com o sucesso: “Qual é a tua Obra?” de Mario Sergio Cortella, “Desejos Contemporâneos” de Beth Furtado e “Luxo for All” de José Luiz Tejon, Roberto Panzarini e Victor Megido. O empreendedor recomenda ainda “Made in America” de Sam Walton e John Huey e “Onward” de Howard Schultz e Joanne Gordon, que contam a história