gestão
Mudança, resistência, desempenho e liderança1 Elaborado por Andrew Graham
O caso a seguir é um exemplo de caso complexo, do tipo narrativo, que envolve muitos elementos ao mesmo tempo. Determine de que forma a narrativa acrescenta informações contextuais. Considere, também, o número de perspectivas diferentes que são agregadas.
O novo cara
Paolo Rodrigues acabou de ser nomeado diretor da Unidade de
Políticas Ambientais (UPA) do Setor de Políticas Públicas do
Departamento de Recursos Naturais (DRN) da Província de Contentment.
É o seu primeiro grande passo como gestor. Ele já havia sido supervisor de equipe e chegou à UPA com a reputação de dinâmico, positivo e bom colega de equipe, pelo menos entre seus pares.
Paolo também encara seu trabalho como uma forma de entrar no mundo das políticas. Dedicou muito de seu tempo ao trabalho com outros dirigentes, na função de assessor. Também trabalhou no gabinete de um secretárioexecutivo e é conhecido como uma pessoa politicamente sensível.
Paolo é jovem para essa promoção: tem 32 anos. Ele subiu rapidamente. É relativamente desconhecido entre seus funcionários, uma vez que grande parte de sua experiência no DRN foi em outros setores. Também trabalhou em outros departamentos.
A UPA é uma unidade relativamente pequena, com 24 funcionários.
Subordinados a Paolo, estão três supervisores, dois deles responsáveis por áreas de políticas públicas e outro, pela pequena unidade de apoio administrativo, sendo tal apoio centralizado por esta unidade.
Ela recebe todos os recursos financeiros e humanos do grupo de especialistas que está subordinado ao secretário-executivo adjunto (SEA).
Os dois supervisores da área de políticas públicas, Deidre e Ken, candidataram-se ao cargo de diretor. Ambos têm mais experiência do
que Paolo, mas muito menos diversificada. Trabalharam sempre na mesma função, especializando-se em questões ambientais.
Um homem com uma missão