Microprocessadores
Um computador é dividido basicamente entre os dispositivos, a memória RAM e o próprio processador. Os dispositivos podem ser os discos de memória, o teclado, mouse, monitor e impressora, por exemplo.
Já memória RAM é uma unidade de memória destinada ao armazenamento temporário de dados, sua função é apoiar o funcionamento do processador do PC. A abertura de vários programas ao mesmo tempo, por exemplo, depende da quantidade de memória RAM.
O processador do computador atua justamente nesta ligação, entre as instruções recebidas por meio dos dispositivos, armazenadas na memória RAM, e enviadas novamente a um dispositivo de saída como ao monitor, impressora, ou caixas de som, por exemplo.
A velocidade de um processador para PC costuma ser medida pela sua frequência de processamento, que é velocidade medida em hertz, indicando a quantidade de processamentos por segundo que o processador é capaz de realizar. Por exemplo, um processador de 2,4 GHz (gigahertz), possui cerca de 2.400 MHz (megahertz), ou seja, ele é capaz de processar cerca de 2.400.000 operações por segundo.
Os processadores são classificados de acordo com suas famílias. Essas famílias são definidas basicamente de acordo com a quantidade de núcleos de cada processador. Os computadores corporativos, utilizados em grandes servidores, que exigem maior capacidade de processamento em sua grande parte, possuem mais de um processador. Porém, esta arquitetura com mais de um processador não é viável para computadores de pequeno porte, para tanto foi desenvolvida a tecnologia dos núcleos.
Os núcleos são, na verdade, outros processadores embutidos no mesmo chip, destinados a simular o comportamento de uma arquitetura com mais de um processador por computador. Um processador para