Gestão
Modelo Generalizado de Produção
A função do gestor é conseguir fazer coisas através de pessoas, independentemente do lugar que ocupa na estrutura organizacional.
Em todas as actividades, assim como em todos os escalões da organização, a gestão é necessária; o seu método é sempre o mesmo, variando somente os objectivos a atingir.
De um modo geral, a sua finalidade consiste em coordenar esforços individuais de forma a que os objectivos parcelares sejam traduzidos na concretização dos globais. A gestão da produção , em sentido lato, é um processo através do qual se criam bens e serviços.
Evolução histórica
A gestão da produção existe como função desde que o Homem se organizou para caçar ou para arranjar comida; até hoje o que mudou consideravelmente foi apenas o grau de sofisticação para realizar/concretizar as tarefas, de modo a obter-se cada vez mais, custando cada vez menos. A produtividade é pois uma relação entre os outputs e os inputs.
Diz-se que há aumento de produtividade quando se consegue um mesmo output com um menor valor de factores de produção, ou quando os outputs aumentam com os mesmos ou com menores valores de factores de produção.
O principal desenvolvimento das últimas décadas foi a aplicação do computador aos problemas multidimensionais dos sistemas de produção, não só nas suas funções de cálculo mas também no campo da robótica.
Porem, apesar da enorme potência destas máquinas computacionais, ainda há muitos problemas sem uma solução satisfatória, pois o número de soluções alternativas é tão grande que a enumeração completa das soluções possíveis é praticamente impossível. A investigação tem procurado arranjar algoritmos e heurísticas numa tentativa de reduzir consideravelmente o número de cálculos a fazer, de modo a que se chegue mais rapidamente à solução.
Um modelo para a tomada de decisão
A empresa é um sistema constituído por itens