gestão
Técnicas de Negociação
JAQUELINE GARBE DE OLIVEIRA 432706
RAISSA DA SILVA GALHARDO 429406
SILVANA APARECIDA DE LIMA 415724
TATIANE PEREIRA TAVARES 442807
PREPARAÇÃO PARA NEGOCIAÇÕES SALARIAIS
PROFESSOR DE EAD: MSc JULIANA LEITE KIRCHNER
PROFESSOR PRESENCIAL: CINTIA CESAR
PROFESSOR-TUTOR: ANTONIO CARLOS FERREIRA
BRAGANÇA PAULISTA
20 de junho de 2013
SUMÁRIO
12
1. INTRODUÇÃO
Dentre todos os seres vivos, o ser humano é o único que tem a capacidade de negociar. Os animais tendem a fugir ou brigar de acordo com seus instintos e força.
Negociar implica definir e buscar objetivos, relacionamento interpessoal e decisão compartilhada. São competências desejáveis em todos os profissionais, independente de sua área de atuação. Todo ser humano negocia, diariamente. Em nosso cotidiano estamos sempre negociando. A negociação faz parte de nossas atividades diárias, seja no âmbito profissional, pessoal e também afetivo.
A negociação não é um processo reservado apenas ao diplomata habilidoso, ao melhor vendedor ou a um ótimo advogado. É algo que todos fazem, quase que diariamente. Negocia-se quando existem alternativas a serem escolhidas, e essas alternativas envolvem a própria pessoa ou terceiros. Para ambos os lados, as diversas alternativas apresentam interesses comuns e interesses conflitantes, expressando a complexidade das relações.
A negociação surge a partir de uma necessidade, a vontade própria que precisa de participação ou autorização, ou concordância de outro. Desde que haja essa relação, e exista um pedido para que o outro ceda ou participe, inicia-se uma negociação.
2. ROTEIRO DE PREPARAÇÃO PARA NEGOCIAÇÕES SALARIAIS
Em uma negociação os envolvidos visam chegar a um resultado que beneficie ambos. Para que isso ocorra da melhor forma possível e com mais chances de sucesso cada negociador faz sua preparação e seu planejamento, tendo em mente o objetivo que deseja alcançar.