trabalho
1. INTRODUÇÃO: Os primeiros estudos sobre ética partiram dos filósofos da cultura ocidental, mais especificamente na Grécia antiga. A partir de uma reflexão sobre os problemas fundamentais da moral, o homem, então, se consolida em objeto de pesquisa para o discurso moral e político, como forma de enquadramento social com a finalidade de teorizar o sentido de viver do ser humano, suas bases de obrigação e de deveres, a essência do bem e do mal, o valor da consciência moral, as razões de justiça e a harmonia das condutas.
Contudo, o entendimento ético foi discutido no âmbito da filosofia em épocas diferentes e por vários pensadores, com isso, se tem diferentes conceitos e formas de alusão ao termo. As ideias sobre ética, conduta, moral e virtude, de pensadores, como Aristóteles, estão presentes no cotidiano humano e fundamentam o conceito de ética e os valores empregados no meio social, empresarial e profissional.
2. A ÉTICA PROFISSIONAL NO FILME “Amor sem Escalas”
O filme tem como objetivo mostrar as deficiências nos processos de demissão e questiona a forma como esse processo deve ocorrer, se de forma pessoal ou mecanizada. “Amor sem Escalas” conta a história de Ryan um executivo que desempenha o papel de demitir pessoas e tentar convencê-los de que perder o emprego é o começo de uma nova vida. Por conta da sua função Ryan demonstra ser uma pessoa fria, calculista, sem nenhum tipo de sentimento e por estar sempre viajando ele não tem uma vida social e nem convívio com seus familiares. Ao longo do filme, demonstra ser uma pessoa solitária, que vive exclusivamente para o trabalho, até que surge uma recém-formada que é contratada pela empresa em que Ryan trabalha trazendo consigo novas ideias e projetos que ameaçam a carreira e a vida que ele próprio criou. O chefe de Ryan, com o intuito de cortar gastos, resolve adotar um plano de demissão por meio de videoconferências. Com a reestruturação da empresa Ryan sai de sua “zona de