Gestão
Almir Marinho Santos¹ RESUMO
As mudanças permeiam o mundo econômico, desta forma a gestão em uma empresa passa a gerir os lucros e os investimentos de cada setor. Gestão é uma palavra muito usada no cotidiano das pessoas, muitos a usam e se quer sabem o seu real significado. Gestão é um conjunto de tarefas estabelecidas que garantem a eficácia dentro das organizações, e o melhor aproveitamento de seus colaboradores. Dentro deste contexto pode-se destacar a gestão financeira e a gestão econômica, que acabam por se complementar para uma gestão ideal dentro de uma organização.
PALAVRA-CHAVE: Gestão. Lucro. Investimento. Organização.
INTRODUÇÃO
As empresas podem seguir linhas diferenciadas de gestão dependendo do perfil do gestor que está à sua frente. Gestão é uma palavra muito usada no cotidiano das pessoas, muitos a usam e se quer sabem o seu real significado. Gestão é um conjunto de tarefas estabelecidas que garante a eficácia dentro das organizações, e o melhor aproveitamento de seus colaboradores.
A seguir teremos um aprofundamento sobre a gestão financeira e a gestão econômica dentro das organizações, e o foco de cada uma delas para uma maior produtividade na economia. Dentro deste contexto pode-se destacar a gestão financeira.
2 GESTÃO FINANCEIRA
A gestão financeira é uma área independente, ela foi considerada no passado uma das mais importantes partes das ciências econômicas, porem como uma área independente utiliza de ferramentas financeiras e estuda o funcionamento do mercado e o seu capital. Segundo Kwasnicka (2009) “o sistema global da função financeira está baseado nas principais áreas de decisão financeira, das quais podemos identificar três: a decisão de investimento, decisão de distribuição de lucros e a de financiamentos (p.143)”. A analise dos investimentos antes de qualquer tomada de decisão, esta influenciando as empresas na hora de decidirem e agirem, embora elas busquem o diferencial e a adaptação