Herpes
São lesões localizadas, provocadas pelo vírus da catapora, o herpes vírus, que fica incubado em um músculo do corpo e se manifesta quando há uma queda na resistência imunológica da pessoa. Existem dois tipos de herpes: o simples, mais comum, que não tem cura e aparece de vez em quando; e o herpes zoster, que só ataca uma vez e imuniza a pessoa.
3. Herpes simples causada pelos vírus Herpes simples 1 e 2, que afeta principalmente a mucosa da boca ou região genital, mas pode causar graves complicações neurológicas.
4. O vírus do Herpes tipo 1
Causa bolhas febris, um tipo de erupção que geralmente ocorre em várias doenças infecciosas febris (resfriados, gripe, pneumonia). As bolhas aparecem ao redor dos lábios e na boca (chama-se também herpes labial).
5. O Herpes simples tipo 2
É o herpes genital. É uma doença sexualmente transmissível de importância crescente. Inicia-se com um prurido local moderado, seguido da erupção progressiva de vesículas.
6. EVOLUÇÃO DOS SINTOMAS:
Infecção da mucosa Multiplicação- exantemas e vesículas dolorosas. Os episódios agudos secundários são sempre de menor intensidade que o inicial, contudo a doença permanece para toda a vida, ainda que os episódios se tornem menos freqüentes
7. TIPOS:
8.Herpes Oral:
Invasão dos terminais dos neurônios dos nervos sensitivos, infectando latentemente os seus corpos celulares no gânglio nervoso trigeminal onde permanesce quiescente. Volta a ativar-se em períodos queda imunológica, migrando pelo caminho inverso para a mucosa, e dando origem a novo episódio.
9. Complicações: *Complicações bucais *Herpes neonatal *Herpes ocular *Encefalite
10. Fase 1 Fase 2 Fase 3 Fase 4 Fase 5 As várias fases de um episódio de herpes labial
11. Conselhos Acerca do Herpes Oral: *Não toque na ferida - risco de transmissão e infecção secundária. *Lave as mãos *Evite beijos
12. Herpes genital em homens e mulheres
Invasão dos neurônios sensitivos com migração no