Gestão
PROFESSORA: SHEILA MOURA DO AMARAL
Aspecto do Desenvolvimento
2.1 - Aspecto do Desenvolvimento.
Vamos refletir o esquema corporal do desenvolvimento motor e humano, e sua importância na psicomotricidade. Quando se descobrimos que os movimentos do corpo e utilizamos e passamos a ter consciência de relação e estímulos e controle para descriminar o ambiente que vivemos e temos equilíbrio, controle muscular, lateralidade, percepção do corpo, controle de respiração e etc.
O esquema corporal não é algo orgânico e nem biológico, mas o expressa emoções na relação da criança com o meio e na formação do esquema corporal que tem de si mesmo. A criança descobre e expressa ao perceber as coisas eu a cercam no seu desenvolvimento na sensação que amplia seu copo, a referencia que o ser humano é interagir e serve de base do cognitivo no espaço, nos gestos e movimentos, a fase de identificação conscientização do eu. Como noção fisiológica, o corpo em movimento, ou em posição e relação como o meio depende dos movimentos corporal.
2.2 - A etapa do desenvolvimento do esquema corporal
São três etapas que variam com a idade a primeira vai até três anos de idade e corresponde a inteligência sensório-motores é uma etapa de descoberta e investigação dos primeiros movimentos, onde a criança no primeiro ano de vida o bebê aprende a eliminar o comportamento e seus movimentos na segunda etapa que vai de três anos a sete anos, essa tem o objetivo de definir a interiorização de tomadas de consciência, a criança assimila conceito como deita, esquerda, em cima, em baixo, etc., alem dos temporais de que vem depois, antes, ultimo e primeiro ao final podemos dizer que a percepção de espaço centraliza sobre o corpo, na terceira etapa vai de 7 a 12 anos, essa observa o esquema corporal apresenta a noção das partes do seu corpo pois mantém o controle e domínio corporal estática e reprodutora a criança