Resumo de Metodologia
Resumo
O trabalho é um lugar de construção sócio histórico do individuo. Um lugar em que o sujeito passa por experiências decisivas reais, construtivas e dolorosas. Para os pesquisadores, a atividade profissional é a fonte de subsistência e de posição social, a falta ou perda da atividade, contribui para o adoecimento e transtornos psíquicos no individuo.
Estudos organizacionais preventivos relacionados à saúde do trabalhador revelam que, as condições que favoreçam a construção de um ambiente saudável, a fim de evitar a degradação da saúde, evitariam a ausência do trabalhador de seu local de trabalho. Para o pesquisador Wisner, os problemas de saúde decorrentes do trabalho, estão ligados a alguns erros, fatores de inadequação, que resultam num grande lapso, entre o que se supõe que o trabalhador faz e o que ele realmente faz, e pelas relações conflituosas entre a história do individuo (marcas, experiências, modo de vida, etc...) e a historia da sociedade. Assim, o trabalhador que não percebe contextualmente o seu trabalho e suas implicações, não consegue construir estratégias de enfrentamento, ocasionando o processo de adoecimento, sofrimento e distanciamento.
A OMS - Organização Mundial da Saúde estima que os Transtornos Mentais e Comportamentais sejam a principal causa de afastamento do trabalho, seguida pelas Doenças do Sistema Orteomuscular e Tecido Conjuntivo, por Doenças do Aparelho Circulatório e pelas Neoplasias.
Os trabalhadores que desconhecem o processo de construção da saúde e adoecimento tendem a culpar-se pelo aparecimento de suas doenças, não as relacionando com trabalho e com sua vida de modo geral. Ao entender como o processo de trabalho pode interferir na qualidade de vida, pode adotar posturas conscientes, bem como cobrar melhores condições e informações, posicionando-o como o "autor" nessa construção.
O contexto acima nos mostra que o