Resumo - metodologia
Juliana Bezerra Lima
FUNDAMENTOS DE METODOLOGIA CIENTÍFICA
Capítulo 03 – Ciência e conhecimento científico
Timon
2011
Juliana Bezerra Lima
FUNDAMENTOS DE METODOLOGIA CIENTÍFICA
Capítulo 03 – Ciência e conhecimento científico
Resumo apresentado à disciplina de Metodologia do Trabalho Científico, sob orientação da Professora Clézia Maria Coutinho Bento, no curso de Licenciatura Plena em Letras do IESM.
Timon
2011
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Ciência e Conhecimento Científico. In.: ______ Fundamentos de Metodologia Científica. 5ª ed. São Paulo: Atlas, 2003, cap. 3, p. 75-82.
A ciência não é o único caminho de acesso ao conhecimento e à verdade.
Segundo Marconi e Lakatos, no estudo feito sobre o conhecimento científico e os outros tipos de conhecimento, observou-se através de um texto ilustrativo a correlação entre conhecimento científico e conhecimento popular. No que tange a veracidade e a natureza do objeto ou fenômeno a ser conhecido, o conhecimento científico vai mais além e busca respostas baseadas em teorias específicas para um resultado mais preciso. A teoria de Bunge é citada pelas autoras, na qual explica as semelhanças e diferenças entre o conhecimento científico e o popular. Segundo Bunge, ambos almejam ser racionais e objetivos, diferenciando-se no método de verificação dos fatos ou objetos. O conhecimento popular é um quebra cabeças de informações, com uma objetividade limitada, pois está mais ligado à percepção e à ação, já o conhecimento científico é uma sistematização coerente de enunciados fundamentados, construindo imagens da realidade verdadeiras e impessoais. Semelhantemente, as características do conhecimento popular continuam sendo abordadas pelas autoras nas citações de Babini e Ander Egg, sendo que Ander Egg sistematiza o conhecimento popular em superficial, sensitivo, subjetivo, assistemático e acrítico. Além destes dois tipos de conhecimento