Minério de ferro da extração à exportação(logística)
Principais características da exploração mineral
O minério de ferro é um componente fundamental no processo de industrialização de qualquer País. Por ser a matéria-prima básica na composição do aço, está presente na fabricação de máquinas e equipamentos, na construção civil e na indústria de bens de consumo. Além do largo emprego no processo siderúrgico, está entre os cinco principais produtos mais representativos das exportações brasileiras.
O ferro é um dos elementos mais abundantes na crosta terrestre e bem distribuído geograficamente porque é encontrado em todas as épocas geológicas (Souza, 1996, p.619). Essa relativa “abundância”, que é um dado geológico deve ser complementado pela seguinte informação: a localização da atividade mineral é fundamentalmente determinada pela localização da jazida, mas não exclusivamente por esse fator. É certo, que não havendo jazida, não há explotação mineral, mas não é certo que em toda jazida haja atividade de explotação mineral. A localização da atividade mineral é determinada por um conjunto de fatores que se modificam no decorrer do tempo. Historicamente, constata-se um processo de mudança geográfica na atividade mineral de ferro e manganês que pode ser creditada: à exaustão das jazidas; ao progresso técnico, que permitiu a evolução dos meios de transporte e alterações nos custos de transferência; à evolução técnica do maquinário; ao desenvolvimento de tecnologias para o aproveitamento de minérios de menor teor; à política econômica dos países; à conjuntura econômica internacional e à alteração da demanda estabelecida em diferentes épocas por diferentes mercados consumidores.
Atualmente, 85% do total da produção mundial de minério de ferro é obtida em minas a céu aberto e o restante em minas subterrâneas ou mistas.(Souza, 1996, p.619). No Brasil, todas as minas são exploradas a céu aberto.
O método de lavra