METODOLOGIA RESUMO
ALUNO: Aparecido Souto Cabral
DISCIPLINA: Metodologia do Estudo e do Aprendizado
DOCENTE: Ms. Maria Lúcia Damato Capuani
INTRODUÇÃO
O ator é o profissional que transmite ao outro a obra escrita. Esta transforma-se em um continuum sonoro, enriquecido por uma interpretação rica de nuanças, conteúdo emocional, veracidade. O segmento sonoro é uma realidade física, sonora, e como tal, transmite um conjunto imensurável de informações vivas e quase sempre diferentes. Por trás de cada gesto corporal e vocal, encontrará a força de uma palavra (de um signo linguístico).
A voz não pode de forma alguma estar atrelada a esquemas melódicos já conhecidos, caso isto ocorra, a construção do personagem certamente soará artificial e distante do espectador. É uma arte viva.
O ator precisa tirar de sua voz o que ela tem de melhor (matizes, nuanças, voracidade, suavidade). Para isso, é necessária a aprendizagem de técnicas que ensinem a utilizar a respiração, a voz, a articulação, a pontuação a entoação, o ritmo e a velocidade de fala. O que significa, em outras palavras, dar especial atenção a voz, a articulação, a ressonância e a profilaxia vocal, procurando enfatizar a relevância.
VOZ
A voz é um dos instrumentos do ator. O timbre vocal (sua qualidade natural) se enriquece com o aproveitamento de todo o seu potencial. Nesse sentido articulação é importante na elaboração e na transmissão do pensamento. Deve-se sim, valorizar a expressividade do texto, apoiando-se na fluência do ar e em suas pausas. O objetivo é não dificultar a dicção, pois, se mal pronunciada, a palavra pode tornar-se obscura e incompreendida.
A dinâmica vocal baseia-se na íntima relação que existe entre os dois meios de expressão do ser humano: o corpo e a voz. O desenvolvimento da acuidade auditiva, bem como das sensações corporais são imprescindíveis à formação de sua imagem