Trabalho De Ana Beatriz
CÂMPUS NATAL-CENTRAL
CURSO DE LICENCIATURA EM ESPANHOL
ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA: DESAFIOS DO NOVO CURRICULO NO ENSINO MÉDIO
NATAL/ RN
INTRODUÇÃO
O ensino da Língua Espanhola, recentemente inserido na grade curricular do Ensino Médio no Brasil, tem despertado interesses, curiosidades e críticas. Diante de alguns questionamentos de alunos sobre a relevância do aprendizado da disciplina Língua Estrangeira - Espanhol e sobre o uso desta língua no contexto social em que eles vivem. Percebeu-se que é preciso encontrar subsídios para responder esses questionamentos de forma clara e incentivadora.
Por estas razões, o problema que norteia esta pesquisa, ainda em fase inicial, se fundamenta nas seguintes questões: De que forma a inserção da Língua Espanhola, no currículo do Ensino Médio, pode contribuir para a democratização do ensino de idiomas na Escola Pública? Qual a relevância desta língua para o currículo escolar? Quais as implicações de sua inserção para a Escola Pública?
OBJETIVOS
Objetivos gerais: analisar a situação atual da língua espanhola e discutir sobre a inserção deste idioma no Ensino Médio brasileiro. Objetivos específicos: investigar a função educativa da Língua espanhola no ensino médio, tendo como base principal as especificações dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (1999) e das Orientações curriculares para o Ensino Médio – Língua Espanhola (2006) e pesquisar outros referenciais teóricos que possam contribuir para responder questões como: por que e para que o aluno deve estudar a Língua Espanhola, a função educativa deste idioma para a formação social e cultural do indivíduo. Qual a sua contribuição para formar o aluno como cidadão local e global, indo além do caráter veicular de uma língua estrangeira, tratar de temas como a diversidade, alteridade e heterogeneidade.
JUSTIFICATIVA
A globalização trouxe novos desafios para o