Lorenzo’s Oil (O Óleo de Lorenzo)
Lorenzo’s Oil (O Óleo de Lorenzo)
George Miller é o diretor do filme óleo de Lorenzo, nascido em 3 de março de 1945 realiza trabalhos, além de direção, de produtor e roteirista. Seu trabalho de mais conhecimento é do filme Mad Max, envolvido também em outros projetos, o filme Óleo de Lorenzo foi o único feito pelo diretor do gênero de drama. Nick Nolte é o ator responsável por interpretar Augusto Odone, pai do protagonista, nascido em 8 de fevereiro de 1941 é um ator premiado por várias atuações e também é um ex-modelo. Susan Saradon interpreta Michaela Odone, mãe do protagonista, nascida em 4 de outubro de 1968, é uma premiada atriz sendo indicada a Oscar pelo filme como melhor atriz, e também ao Globo de Ouro. Zack O’Malley Greenburg é responsável por interpretar o filho com a doença, Lorenzo Odoni, nascido em 8 de março de 1985, tendo uma grande atuação no filme. Os cenários usados no filme retratam a época da década de 80 tem uma ótima trilha sonora que se adapta adequadamente ao que acontece na obra.
O filme O Óleo de Lorenzo aborda os esforços e a descoberta dos pais do mesmo para a formulação de um óleo que poderia ajudar no tratamento da doença de seu filho, Lorenzo Odone, uma criança que a partir de seus 6 anos de idade começou a apresentar sintomas desequilíbrio comportamental, agindo de forma diferente de outras crianças. Ao passar do tempo, os sintomas se intensificão e em 1983, em visita ao médico, tem-se o diagnostico de uma doença rara, a Adrenoleucodistrofia (ALD), dando-lhe no máximo mais dois anos de vida.
A ALD trata-se de uma moléstia metabólica hereditária muito rara, degenerativa, de ordem genética, que determina a deficiência de enzimas peroxissomais que degradam os ácidos graxos de cadeia altamente longa (AGCML). É transmitida pela mãe e quase sempre com indivíduos do sexo masculino entre 5 e 12 anos, pois afeta o cromossomo X, sendo esta uma herança ligada ao sexo de caráter recessivo transmitido pelas mulheres