Resenha Lorenzo
O filme Lorenzo’s Oil (em português Óleo de Lorenzo) é um longa-metragem estadunidense dirigido por George Miller, famoso diretor australiano, e possui como elenco principal Nick Nolte, Susan Sarandon, Peter Ustinoev, Kathleen Wilhoite, Maego Martindale e Doug Mitchell. O longa possui indicações tanto ao Oscar em 1993 nas categorias de melhor atriz por Susan Sarandon (interpretando a mãe de Lorenzo) e melhor roteiro original, quanto ao Globo de Ouro também na categoria de melhor atriz drama por Susan Sarandon.
A história do filme retrata o drama, angustia e esforços dos pais- Nick Nolte (Augusto Odone, pai de Lorenzo) e Susan Sarandon(Michaela Odone, mãe de Lorenzo) desesperados em salvar a vida de seu filho Lorenzo. Este entre 5 e 8 anos começa a apresentar sintomas de uma doença rara, da qual a ciência medica não oferece boas esperanças, ainda assim os pais de Lorenzo assumem uma postura diferenciada, e decidem lutar pela vida de seu filho.
Além de ser uma história magnifica e baseada em fatos reais, o filme aborda de maneira objetiva e clara tanto um pouco da realidade cientifica, seus métodos, passos, contradições, quanto a própria construção do conhecimento cientifico e a sua influência em meio à sociedade da época. A temática, descoberta medico científica, é acompanhada de uma crítica direcionada ao papel do cientista em contraposição ao papel do leigo, os pais de Lorenzo.
DESENVOLVIMENTO
A história do filme se passa no século XX, considerado por muitos um século de descobertas e grandes avanços científicos, no qual os cientistas e a própria ciência possuíam grande prestigio.
O pequeno Lorenzo é apresentado semelhante a uma criança normal, até que sua professora detecta alguns comportamentos diferentes como: desequilíbrio comportamental e constante irritação. Os pais de Lorenzo então buscam ajuda de vários médicos, que propõem diversas análises equivocadas e portanto sem sucesso, até que um dos médicos, Dr.Judalon (Gerry Bamman)