RESENHA OLEO DE LORENZO
Resenha Crítica sobre o filme “Óleo de Lorenzo”
O filme “O óleo de Lorenzo” de George Miller conta uma história baseada em fatos reais que acontece na década de oitenta, onde Lorenzo, uma criança completamente normal de seis anos de idade, começa a apresentar alguns sintomas que preocupam seus pais, que logo vão atrás de saber o que está acontecendo com seu filho. Após alguns exames o garoto é diagnosticado com adrenoleucodistrofia, uma doença pouco conhecida na época em que se passa o filme. A ALD trata-se de uma doença degenerativa hereditária transmitida pela mãe onde não ocorre a degradação dos ácidos graxos, os quais se acumulam e levam a desmielinização e atrofia supra renal.
O médico dá no máximo mais dois anos de vida para Lorenzo, e seus pais logo começam uma luta contra o tempo para salvá-lo. Eles recorrem a um especialista em ALD que recomenda uma dieta para o garoto. Mas conforme o tempo passa Lorenzo só piora, o que faz seus pais se perguntarem a real eficácia da dieta.
Inconformados com a falta de tratamentos e a falta de conhecimento sobre a doença do filho, Michaela e Augusto Odone começam a ir atrás de respostas por si próprios.
Após muitas pesquisas,muitas noites em claro e apenas piora em Lorenzo o casal descobre que a mistura de dois óleos estagnaria e talvez traria grande melhora ao garoto que já havia perdido a visão, não conseguia se comunicar e se movimentar e a cada dia a doença progredia mais.
Sem aprovação da equipe medica, os Odone foram atrás de conseguir os dois óleos, erúcico e oléico, que estabilizariam a doença.
Com o uso dos óleos, ao contrário do que os médicos diziam, os níveis de Lorenzo começam a baixar e o garoto começa a apresentar melhoras significativas.
As descobertas de Augusto foram de grande utilidade não só para Lorenzo mas para todos os portadores de ALD, que ganharam uma nova alternativa de tratamento.
Augusto e Micaela Odone são um grande