Gestão e mediação conflitos
A escola é um lugar onde diariamente convivem pessoas com diferentes características, educações, religiões e personalidades, desempenhando um papel fundamental no desenvolvimento social de crianças e adolescentes. Ela representa um espaço de convivência e de aprendizagem, que proporciona a experiência de relações de hierarquia, vivência de igualdade e convívio com as diferenças, que entre outros aspetos, terão influência estruturante na formação de qualquer indivíduo. Deste modo, a escola não pode ser considerada apenas como um espaço destinado ao desenvolvimento cognitivo e à aprendizagem formal.
A definição do ambiente escolar inclui a participação e responsabilização dos estudantes pela vida escolar, a sua relação com professores e colegas, e a continuidade entre a vida familiar e a vida escolar. Como os jovens passam a maior parte do seu tempo na escola, esta tem de ser considerada um cenário chave para intervenções destinadas a promover o bem-estar dos alunos. Neste sentido, cabe à instituição escolar refletir e discutir temas que causem problemas ou apreensões nos alunos, bem como formas de prevenção e as possíveis repercussões no desenvolvimento da criança e do adolescente.
Mas hoje em dia assistimos, cada vez mais, a uma cultura de violência que sobressai nos modos de interagir dos indivíduos e à qual as escolas em geral não escapam. Para inverter esta tendência das sociedades democráticas, torna-se necessário desenvolver uma educação para a convivência e para a