GESTÃO E ADEQUAÇÃO AMBIENTAL
Universidade do Estado do Pará
Centro de Ciências Naturais e Tecnologia
Pós-Graduação Lato Sensu Engenharia de Produção.
Brenda Santana do Nascimento Lima
GESTÃO E ADEQUAÇÃO AMBIENTAL
Profª. Dsc. NORMA ELY
Belém
2012
O Brasil, em especial o Rio Grande do Sul, é um grande produtor de arroz. Sabe-se que o processo de beneficiamento desse produto gera certos resíduos como a casca do arroz e demais. Na intenção de melhoria contínua e diminuição de custos as empresas têm buscado cada vez mais mecanismos em que possam se diferenciar no meio de tanta concorrência, uma das formas é a gestão ambiental. Para essa melhoria continua foi realizado um estudo de caso numa indústria que produz arroz para ver de que forma se pode beneficiar os resíduos gerados, assim como que destino é dado para os mesmos.
A gestão de resíduos tem se tornado um grande problema para as empresas devido seu alto custo no manejo, tratamento e disposição dos resíduos. Os governos estão tentando o problema pela raiz, ou seja, reduzindo a geração de resíduos e incentivando a reciclagem e o reuso dos mesmos.
Com o tema de sustentabilidade e consciência ambiental, as empresas buscam dar foco nestas atividades desenvolvendo formas de minimizar estes resíduos ou até mesmos eliminá-los de forma que não prejudique o meio-ambiente.
O presente estudo justifica-se pela necessidade de obtenção de informações acerca do tema proposto, sobre os resíduos gerados pela atividade e como são eliminados. Pois estes resíduos são prejudiciais ao meio ambiente, não devendo ser dispostos inadequadamente na natureza. Buscou-se entender como ocorre o beneficiamento do produto, quais são os resíduos gerados, identificar os volumes do resíduos e destino dado à eles.
O arroz sendo um alimento muito apreciado pelo povo brasileiro e essa demanda o torna um produto muito procurado. O rio Grande do Sul é o maior produtor de arroz no Brasil, concentrado mais de 50% da