Auditoria na escola
IMPLEMENTAÇÃO DE SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL NA ESCOLA 14 DE FEVEREIRO
I – INTRODUÇÃO
O desenvolvimento da consciência ecológica em diferentes camadas e setores da sociedade acaba por envolver também o setor da educação. Para que as Instituições de Ensino construam o desenvolvimento de uma sociedade sustentável e justa, torna-se necessário que essas organizações comecem a incorporar os princípios e práticas da sustentabilidade, seja para iniciar um processo de conscientização em todos os seus níveis, atingindo professores, funcionários e alunos, seja para tomar decisões fundamentais sobre planejamento, treinamento, operações ou atividades comuns em suas áreas físicas (TAUCHEN & BRANDLI, 2006).
O ProNEA – Programa Nacional de Educação Ambiental, define que as ações dos programas de Educação Ambiental destinam-se a assegurar, no âmbito educativo, a interação e a integração equilibradas das múltiplas dimensões da sustentabilidade ambiental (ecológica, social, ética, cultural, econômica, espacial e política) ao desenvolvimento do país, buscando o envolvimento e a participação social na proteção, recuperação e melhoria das condições ambientais e de qualidade de vida assumindo as seguintes diretrizes: 1- Transversalidade e Interdisciplinaridade; 2- Descentralização Espacial e Institucional. 3- Sustentabilidade Socioambiental. 4- Democracia e Participação Social. 5- Aperfeiçoamento e Fortalecimento dos Sistemas de Ensino, Meio Ambiente e outros que tenham interface com a educação ambiental.
II – OBJETIVOS DA AUDITORIA
A auditoria ambiental realizada nas instalações da Escola Estadual 14 de Fevereiro teve como objetivo principal regularizar o estabelecimento nas normas da ISO 14000, conforme a legislação vigente com relação a implantação do Sistema de Gestão Ambiental.
Identificar, os aspectos positivos da gestão ambiental da escola e também as possíveis não conformidades.
Verificar o cumprimento dos