Implantação de SGA
Resumo
O sistema de gestão ambiental tem sido implantado nas empresas com finalidade de redução de custos, maior aceitação no mercado, auditoria fiscal por parte dos órgãos públicos e maior gestão de gastos x consumo. A certificação tem sido exigida também pelos consumidores, que buscam qualidade em seus produtos.
A visão geral de desenvolvimento tem mudado de acordo com a necessidade da empresa em se adequar ao meio global de consumo, onde a preocupação é a redução de uso dos recursos naturais sem afetar a produtividade.
Em qualquer ramo hoje é necessário avaliar o consumo e reduzir desperdícios, avaliar os riscos de mercado e em qual seguimento se enquadra a perspectiva de crescimento e produtividade.
É natural que o enquadramento da empresa nas normas ambientais seja gradativo. Visto que a área e adequação é grande e muitas vezes complexa.
Palavras-Chave
Redução de Custos
Auditoria Ambiental
Normas Ambientais
Introdução
O crescimento global tem afetado sobremaneira o meio ambiente e o uso dos recursos naturais. Esse impacto pode ser sentido no dia a dia e tem sido foco de constantes discussões sobre o tema. Para amenizar esses impactos e propiciar uma ambiente saudável, as empresas tem implantado um sistema de gestão ambiental com foco na redução de gastos e maior aceitação no mercado, bem como a correta utilização dos recursos naturais não renováveis.
Embasada em normas e regras, são destacadas várias adequações com fim de viabilizar o processo com menos custos e maior produtividade. As empresas usam isso como marketing, atraindo um mercado de consumidores conscientes. São destacados selos verdes, slogans ambientais e de uso produtivo sustentável. Com isso, a confiabilidade do consumidor aumenta e são atingidas receitas favoráveis.
Processo de Adequação Ambiental em Setores Produtivos
O crescimento populacional e a grande quantidade de recursos naturais necessários para