Gestão pública
GESTÃO LOGÍSTICA
TIAGO DO CARMO NOGUEIRA
UAB – POLO NOVA XAVANTINA — FEVEREIRO de 2014
Resumo
Logística é a atividade de planejar, implantar e controlar o fluxo consciente e eficaz de matérias-primas, estoque em processo, produtos acabados e informações relacionadas, desde seu ponto de origem até o ponto de consumo, com o propósito de atender aos requisitos dos clientes, a um custo mínimo.
1) Fazer um breve relato sobre quais são e como funcionam as principais Ferramentas Quantitativas que nos permite um efetivo controle das ações logísticas - Unidade IV do fascículo.
Existem duas abordagens para o processo de decisão em uma instituição pública. A abordagem qualitativa, que o administrador toma a decisão em função de sua experiência e, algumas vezes, ele se vale de informações. E a abordagem quantitativa que o administrador busca Métodos Quantitativos para resolver problemas maiores e mais complexos, sob uma ótica mais científica, com base em resultados numéricos, os quais apontam para a decisão do problema.
Entre estas, observamos algumas ferramentas utilizadas na abordagem quantitativas:
a) Programação linear – utiliza o programa da Microsoft Office Excel com extensões denominado OpenSolver que auxiliam nas construções e cálculos tais quais: LINDO, LINGO e CPLEX. Este método tem como o objetivo buscar a distribuição ou o uso mais eficiente de recursos normalmente limitados, visando a alcançar a maximização de resultados, usualmente lucro, ou a minimização de resultados, usualmente custo.
Figura 01: Ilustração de uma planilha com o metodo de programação linear
b) Métodos de previsão de demanda – Poderá ser utilizadas com o programa Excel.
c) Roteirização de veículos e localização - existem diversos softwares, todos de difícil aquisição em razão de seu alto custo, além do que, demandam um profissional treinado para operá-los. Porém, seu uso pode facilitar muito a vida dos programadores