Gestão Pública
A Gestão Democrática na escola visa alcançar os objetivos por ela planejados.
A liderança democrática é a mais indicada para a condução das atividades educacionais.
O bom diretor tem a preocupação de ouvir os demais participantes da comunidade escolar (professores, funcionários e alunos), a fim de ter uma melhor avaliação de ideias e sugestões para um melhor desempenho escolar.
A gestão democrática se preocupa em preparar os alunos para uma vida futura.
Atualmente com a abertura que há com uma gestão democrática a escola deseja conquistar o apoio da sociedade realizando trabalho competente, organizando, em fim tentando da melhor maneira educar com a participação de todos. Por isso a gestão democrática realiza periodicamente reunião com pais para observar o que deve ser mantido ou mudado.
As escolas que conseguem alcançar um bom nível de desempenho, os professores, alunos e funcionários sentem-se satisfeito, chegando até passar do horário previsto, para discutir temas que consideram importantes para uma melhor qualidade da educação. Na gestão democrática respeitam-se as diferenças e a pluralidade de ideias; admite-se a participação dos membros ( docente, discente, funcionários ,comunidade e pais) nos assuntos, discussões, votações e decisões do ambiente escolar; existe uma coordenação de esforços individuais e coletivos com o objetivo de si obter um resultado positivo para o funcionamento da escola e do aprendizado do aluno.
A gestão democrática deixa os membros da escola flexíveis ao diálogo, livres para opinar em, comprometidos com o espaço educativo, existe uma organização não hierarquizada e em fim, todos são os protagonistas do ato de gerir.
A decisão de uma gestão democrática tem que está baseada nas diversidades de saberes e nos valores, pois isso coloca em funcionamento uma decisão cooperativa que organize as ideias de todos respeitando as diferenças e as capacidades dos indivíduos em formação. Portanto, para que haja uma forma