Gestão publica
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL
VITOR ANTONIO SECCO
O ESTADO E OS PROBLEMAS CONTEMPORÂNEOS
GESTÃO PÚBLICA
ABRIL – 2013
AGUA BOA - MT
4. Com base no que vimos nesta Unidade, argumente, em cerca de duas páginas, sobre as seguintes afirmações:
a) Keynesianismo e Estado de Bem-Estar Social são duas faces da mesma moeda.
R. Certamente, temos o mesmo lado da moeda, tendo em vista que ambos nasceram e ascenderam após um período difícil em que nos encontrávamos na atualidade, o capitalismo já não era um sistema perfeito, apresentara sinais de decadência após a grande depressão de 1929, tínhamos um mercado saturado de produtos e não tínhamos a demanda necessária para manter o mercado em pleno funcionamento, obteve-se a necessidade ou uma solução plausível para a causa emergente, foi onde Keynes apresentou uma proposta, denominada de teoria Keynesiana.
Esta teoria pregava a intervenção do estado diretamente na economia, como protetor e defensor das causas sociais, visava regulamentar os vastos campos com deficiência em nosso meio, garantindo os serviços públicos e proteção a população, tornando-se o Estado como complemento do mercado, propondo um crescimento econômico sustentável com uma melhor distribuição de renda.
b) Cada modelo de Estado de Bem-Estar Social, tal como elaborado por Esping-Andersen, responde a diferentes princípios de justiça e promove a inclusão social de maneira distinta.
R. Esping-Andersen analisa as teorias, e relata diferenças em modelos de bem estar social aplicados em cada País.
Estes benefícios e modelos oferecidos se diferenciam conforme o contexto aplicado em cada país, se destingem em 3 modelos distintos ou parecidos, dentre eles a porcentagem em que o Estado contribui nas despesas sociais, o grau de abrangência aos cidadãos e o grau de proteção, através de serviços sociais garantindo-lhe condições de