GESTÃO POR COMPETÊNCIA
N° 2
GESTÃO POR COMPETÊNCIA
Aluno: Renan Mezzomo Couto
Sumário
Sumário 2
1.O que é gestão por competência? Por que implantar? 3
2.Vantagens para a Organização e para os funcionários 3
3.Principais etapas para garantir o sucesso na implantação 5
4.Referências bibliográficas 6
1. O que é gestão por competência? Por que implantar?
Gestão por competências vem a ser segundo Idalberto Chiavenato um programa sistematizado e desenvolvido no sentido de definir perfis profissionais que proporcionem maior produtividade e alinhamento ao negócio, identificando os pontos de excelência e os pontos de carência, suprindo lacunas e agregando conhecimento, tendo por base certos critérios objetivamente mensuráveis.
Por definição, Competência está baseada no CHA, que são os conhecimentos (C) e as habilidades (H), competências técnicas, e as atitudes (A), competências comportamentais, que uma pessoa possui. O conhecimento tem relação com a formação acadêmica, o conhecimento teórico. A habilidade está ligada ao prático, a vivência e ao domínio do conhecimento. Já a Atitude representa as emoções, os valores e sentimentos das pessoas, isto é, o comportamento humano.
A gestão por competências é uma alternativa aos modelos gerenciais tradicionalmente utilizados pelas organizações. A proposta da Gestão por Competências é compreender quais são as competências organizacionais críticas para o sucesso empresarial, desdobrá-las em termos de competências profissionais e desenvolvê-las junto ao quadro de funcionários internos. Trata-se de uma metodologia de gestão moderna, focada nos negócios, no mercado e no desenvolvimento profissional permanente.
Sob essa perspectiva, minimizar eventuais lacunas de competências significa orientar e estimular os profissionais a eliminar as discrepâncias entre o que eles são capazes de fazer (competências atuais) e o que a organização espera que eles façam (competências