Histologia
Contracção muscular miofilamentos actina e miosina.
Durante o ciclo de contracção a actina e a miosina interagem de tal modo que ocorre um aumento da curvatura da cabeça e de parte do bastão da miosina e como este está ligado à actina empurra-o provocando o seu deslizamento sobre o filamento de miosina.
Fibras vermelhas tipo I e brancas tipo II
As fibras musculares esqueléticas podem ser tipo I e II.
As fibras tipo I são ricas em sarcoplasma com mioglobina e têm cor vermelha escura, muito irrigadas, inervadas por pequenos axónios são adaptadas para contracçoes continuadas e a sua fonte de energia provem dos ácidos gordos metabolizados nas mitocôndrias.
As tipo II adaptadas a contracções rápidas e descontinuadas, com pouca mioglobina dão ao musculo uma coloração vermelho claro e a sua fonte de energia é a glicólise, inervadas por grande aónio, pobres em mitoondrias e pouco irrigadas.
Reparação do axónio diferente no SNC e SNP
No SNC os axónios estão envolvidos por oligodendrócitos, numa lesão no SNC apesar do crescimento dos prolongamentos dos neurónios e se formarem novas sinapses não surge normalmente grande eficiência funcional. No SNP os axónios estão envolvidos por células de schwan, quando há 1 secção, estas células proliferam criam colunas que vão funcionar de guias dos axónios que vão crescer e ramificar-se na fase de regeneração ajudando-os a alcançar o órgão efectro, criando eficiência funcional.
Barreira Hemato-encefálica
É uma barreira funcional entre o sangue e o tecido nervoso. Os capilares sanguíneos do tecido nervoso apresentam uma menor permelabilidade não permitindo a passagem de